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terça-feira, 23 de agosto de 2011

Fina Estampa estreia arrasando com 41 pontos

Fina Estampacomeça com boa audiência e elementos clássicos de folhetim

O primeiro capítulo de “Fina Estampa” deixa bem claro que Aguinaldo Silva recorreu às fórmulas tradicionais do folhetim para atrair público para sua nova novela. Na noite de estreia o autor apresentou os principais personagens, os conflitos centrais e todas as discussões familiares que estarão no vídeo nos próximos 8 meses.

Pereirão” e Tereza Cristina ocuparam a maior parte do capítulo inicial e, como a própria protagonista disse, “o mundo é pequeno demais”. Griselda trocou o pneu do carro que René deu de presente para sua filha, Patrícia, namorada de Antenor, filho da pobre “marido de aluguel”. Após mostrar muita habilidade com as ferramentas, numa cena rápida “Pereirão” deixa escapar que também é uma mulher sensual e bonita, mas sem os cuidados femininos. Será que já deu para René se apaixonar? E Tereza Cristina, vai ter muito ciúmes? Indícios de um primeiro capítulo de novela tradicional. Pior será quando Tereza Cristina descobrir que o noivo da filha não é herdeiro de nenhuma fazenda.

Aguinaldo Silva também apresentou “Crô” (bem interpretado por Marcelo Serrado), Celeste (a mulher que apanha do marido) e o casal Esther e Paulo, além do novo galã das 21h, o português Paulo Rocha. Aliás, o primeiro capítulo de “Fina Estampa” também recorreu aos descamisados Malvino Salvador e Carlos Machado e apimentou com uma cena de cama com Caio Castro e Adriana Birolli.

Parece que funcionou. “Fina Estampa” estreou com 41 pontos de média, o equivalente a 59% de share. O primeiro capítulo de “Insensato Coração” atingiu 36 de média e o de “Passione” fechou com 37.

Record só precisa de ajustes em sua programação

Prime-time sem novidades pode explicar audiência estacionada da Record

Mesmo com uma pressão cada vez maior por novidades na grade da Record, a médio prazo o telespectador não acompanhará a inclusão de projetos diferenciados. Nos corredores da Barra Funda são muitos os que defendem o investimento em novos programas e afirmam que, com medo de errar e perder audiência, a emissora colocou o pé no breque e reservou para este ano apenas as atrações que já foram testadas antes. O problema é que há um certo desgaste em momentos importantes da grade e a audiência permanece estacionada, fator que irrita muita gente importante na Barra Funda.

Quando traçou seu projeto “A Caminho da Liderança”, a Record colocou como meta investimentos no prime-time, faixa em que o SBT apresentava uma certa fragilidade. Concentrou ali seus esforços e produziu o que as pesquisas apontavam. A emissora conseguiu algum resultado com reality-shows e os humorísticos de Tom Cavalvante, mas nunca alcançou o sonho de uma linha de shows variada. E, sem ninguém notar, esta é uma cobrança do telespectador.

Atualmente, na média, a faixa noturna (18h às 24h) da Record é dividida em jornalismo (1h30), realitys (1h15), dramaturgia (1h) e séries importadas (1h). Às quartas há espaço para filmes a partir das 23h45 e às sextas o jornalismo encerra a grade. Já aos sábados o exagero: 3h45 para “O Melhor do Brasil” (soma dos dois blocos a partir das 18h), 30 minutos para o jornalismo (encaixado no programa de Rodrigo Faro), 1h para “A Fazenda” e 1h30 para o “Legendários”. Este é o panorama que deixa bem claro a importância de um pouco mais de investimento na variedade de atrações oferecidas ao telespectador.

O problema é que nada vai mudar porque ninguém quer arriscar ver o SBT chegar perto no prime-time. Mas, muitos ficarão contentes com mais um mês de audiência estacionada.

Cabrini faz uma das suas melhores matérias no SBT

Roberto Cabrini passa 24h com menores infratores

Quem acompanhou a edição do material do próximo “Conexão Repórter” garante que a reportagem desta semana é uma das melhores de Roberto Cabrini. O jornalista passou 24 horas na Fundação Casa e conviveu com jovens que cometeram graves crimes. Cabrini, que ouviu muitos relatos desses adolescentes, vai se alimentar com a mesma comida dos garotos, dormir no mesmo lugar e realizar a mesma rotina destes menores que tiveram a vida marcada pelo crime. Há também depoimentos de funcionários da “Fundação Casa” e dos pais sobre o futuro de seus filhos.

SBT é a emissora que a criançada adora

Especial Dia de Festa 30 Anoslidera no público infantil

Não é surpresa que o público infantil representa importante fatia na audiência do SBT, mas os executivos da emissora ficaram surpresos com os índices alcançados durante o especial “Dia de Festa 30 Anos”, exibido ao vivo na sexta-feira pela manhã. Das 5 horas e 15 minutos que esteve no ar, por mais de 2 horas e meia (157 minutos) esteve em primeiro lugar. As pesquisas apontam que crianças na faixa de 4 a 11 anos representaram 5 pontos do especial. Neste segmento de público, o SBT liderou. Na média, de cada 100 crianças com esta idade assistindo televisão no horário do programa especial, 36 estavam no SBT. No horário de pico este número subiu para 51.

A pesquisa também aponta que o SBT foi bem no segmento “Donas de Casa com crianças de 02 a 09 anos”. De cada 100 pessoas com este perfil com televisão ligada no horário, 28 estavam no SBT. No pico do programa este número subiu para 40. Não é por menos que a emissora de Silvio Santos investe na audiência infantil. Alguns novos projetos estão em estudo.

Fina Estampa promete animar telespectadores

Fina Estampa”: novelão com missão de resgatar amantes do gênero

Mais do que nunca a teledramaturgia está em alta. Basta olhar para os resultados das tramas exibidas pela Globo e Record para entender porque as emissoras investem tanto no gênero. As novelas são responsáveis pelas maiores audiências e faturamentos e produtos procurados no mercado internacional. “Insensato Coração” conseguiu frear a queda nos índices da faixa das 21h e “O Astro” recuperou a liderança com folga às 23h.

Nesta segunda-feira, Aguinaldo Silva estreia “Fina Estampa”, uma novela com cara de folhetim clássico, com histórias amarradas, conflitos familiares, temas polêmicos… um “novelão”, como falam nos bastidores do Projac. E é esse gênero mais tradicional que ganhou espaço na preferência do público. É claro que as novas novelas precisam ser modernizadas e criar identificação imediata no público. Quem está em casa quer se enxergar na tela e “Fina Estampa” caminha neste sentido através de personagens que moram logo ali. A começar pelo bairro. Boa parte da história será na Barra da Tijuca, uma região do Rio de Janeiro muito conhecida no país todo e com cara de classe média, aquela que assiste TV. Portanto, realmente, os personagens da nova novela moram logo ali.

Segundo Aguinaldo Silva, a novela vai “deixar uma pergunta no ar: o que vale mais nas pessoas, a aparência ou o caráter?”. E essa questão virá à tona durante a transformação de Griselda, uma mulher pobre, de “caráter inquestionável que percebe que está se transformando com o dinheiro. Num mundo onde o culto ao corpo e a beleza física é uma verdadeira mania, as tramas deFina Estampa”, de um modo ou outro, têm a árdua tarefa de questionar essa opção”, completa o autor da novela. O escritor também acredita que as relações familiares funcionarão para atrair o público, afinal “nesse tempo de crise de valores, é na família que devemos buscar apoio”.

Pelo visto, “Fina Estampa” será um novelão e tem todos os elementos para conquistar o público. Se funcionará, só o tempo dirá. Novela ainda é um produto que só faz sucesso a partir da reação do telespectador, que já não assiste mais TV imóvel na sala. Ele opina, interfere, interage, se emociona e, às vezes, sabe mais do que o autor.

Rede TV! mostra seu lado: faço tudo por audiência

Novo teste de fidelidade doSuperpopmostra o verdadeiro DNA da Rede TV!

A volta do “Superpop” para as noites de segunda-feira com direito a mais polêmica é um sinal claro de que a Rede TV! não medirá esforços (e baixarias) para recuperar a audiência perdida desde que “Operação de Risco” saiu do ar. Produção independente que atingiu ótimos índices, o reality show policial deixou a grade da emissora por falta de pagamento, derrubando a noite de segunda-feira.

O “Superpop” usará como principal arma para a noite de segunda-feira uma nova versão do teste de fidelidade. A ideia é colocar artistas em situações à beira da traição e mostrar ao público como eles enfrentam este momento. Na produção garantem que o artista alvo do novo teste de fidelidade não saberá que está sendo filmado, algo meio difícil de se acreditar, afinal o programa também depende deles em outros quadros.

A nova atração do “Superpop” é mais um exemplo de que, quando a coisa aperta em Osasco, a saída encontrada está na polêmica e baixaria e não no conteúdo de qualidade.

Tapas & Beijos recebe a atriz Yoná Magalhães

Yoná Magalhães faz participação 
especial em Tapas & Beijos


Sempre muito bem avaliado pelo público e responsável por uma das melhores 
audiências da linha de shows da GloboTapas & Beijos tem surpreendido 
pela qualidade dos episódios levados ao ar. Além do bom texto, a equipe tem 
buscado participações especiais. Nesta semana, Yoná Magalhães dará vida 
a Leda, a mãe de Fátima. Vestida de noiva, ela conta que está rumo ao seu 
oitavo casamento e que escolheu a loja da filha para organizar o evento.

Mas, o que poderia ser um grande encontro, acabará numa troca de mágoas 
e acusações. Dona Leda é movida pela revolta em ver a filha ainda solteira e, 
arrasada com os comentários da mãe, a vendedora pede a Armane para 
conhecer a sogra. Como ele se recusa a se apresentar como namorado de 
Fátima, Sueli encontra uma solução: PC finge ser o atual namorado da amiga. 
O dentista topa interpretar o papel e deixa Leda muito desconfiada, pois ela 
sabe que a filha tem o hábito de se envolver em péssimos relacionamentos. 
A mãe da vendedora, então, convida o casal e Sueli para jantar. A confusão 
só está começando. Armane se arrepende e vai a Djalma Noivas para 
conhecer Leda e percebe que PC tomou seu lugar. Revoltado, ele afirma 
que é o namorado de Sueli para poder sair com eles. Durante o jantar, 
o clima tenso piora. A cada movimento de carinho entre PC e Fátima
Armane provoca Sueli, que tenta afastá-lo. Leda estranha o comportamento
 dos casais, até que, desesperado com os avanços do dentista, Armane 
dá um beijo em Sueli.

Tapas & Beijos” já está garantida na grade de 2012 da Globo.

Silvio Santos falou bem, e falou muito bonito!

Discurso de Silvio Santos na festa dos 30 anos mostra que emissora está na transição de poder

As comemorações pelos 30 anos do SBT terminaram e, a partir de agora, fica o desafio de recuperar a vice-liderança num mercado cada vez mais competitivo. Quem participou apenas da festa na Anhanguera ou quem foi ao Guarujá ainda repercute as declarações de Silvio Santos e Daniela Beyruti durante o evento para os funcionários. Daniela falou na continuidade de um trabalho iniciado por seu pai e garantiu o compromisso da “turma de retaguarda” na transmissão aos telespectadores do carinho e alegria que Silvio Santos adotou nestas 3 décadas. “Junto com você quero construir o SBT ainda mais lindo, cheio de alegria. E marcar a história das pessoas. Essa é uma característica do SBT, que entra na casa das pessoas e marca a família inteira, há muitos e muitos anos”, completou a executiva.

Silvio Santos falou como empresário e também como o homem apaixonado por televisão. “Eu posso garantir a vocês que eu nunca tinha ido ao meu banco. Aqui mesmo na Jequiti eu fui uma única vez. Mas eu nunca deixei de vir ao SBT. Os meus filhos de coração são vocês que trabalham junto comigo diariamente.” E brincou que, se voltar daqui a 10 anos, sentará numa cadeira para observar esta nova geração.

O SBT chegou aos 30 anos e, pelos discursos, com a fase de transição de poder quase encerrada. A partir de agora, Silvio Santos será mais artista e deixará toda a estratégia de programação para os executivos mais jovens coordenados por Daniela Beyruti e José Roberto Maciel, o vice-presidente que conquistou a confiança do dono do SBT através de uma administração sensata, de olho na modernidade e baseada em méritos. É claro que ninguém é bobo de não ouvir um homem que entende e é apaixonado por televisão.

Criança Esperança registra baixa audiência

Criança Esperançaperde audiência e mostra poucas inovações

Mesmo que a equipe envolvida com o “Criança Esperança” prometa novidades, o espetáculo transmitido pela Globo sempre acaba com a velha sensação de que já vimos aquilo antes. E não foi diferente com a edição de 2011, a 26ª deste projeto. Pelo palco artistas se revezaram entre os números musicais e a apresentação de informações sobre o evento e a importância de se ajudar as pessoas. A cenografia estava bonita com todos os elementos culturais das 5 regiões brasileiras e, não há como negar, houve ritmo durante o programa.

Luan Santana e Ivan Lins abriram o “Criança Esperança” com o tema do projeto, “Novo Tempo”. Depois, Sandy, Renato Aragão, Banda Calyspo, Fafá de Belém, a atriz Lília Cabral e a banda Restart. No segundo bloco, Alcione, Lenine, Roberta Rodrigues, Odilon Wagner, Nelson Freitas, Miguel Roncato, Roberta Sá e Geraldo Azevedo. William Bonner e Fátima Bernardes, acompanhados dos filhos, falaram sobre o nascimento da ONU e da UNESCO. Na sequência Claudia Leitte, Daniela Mercury e Carlinhos Brown com os atores Lázaro Ramos, Thiago Lacerda e Dalton Vigh. Vitor & Léo e Paula Fernandes fecharam o bloco. O programa teve prosseguimento com Daniel, Chitãozinho & Xororó, Adair Cardoso, Fernando e Sorocaba e Zezé di Camargo & Luciano. Patrícia Poeta e Zeca Camargo cada vez mais ligados a estilo de vida e juventude. Maria Gadú, Suzana Vieira e Eliane Giardini. Xuxa abriu a homenagem à região Sul com Beth Carvalho, Toni Garrido, Sandra de Sá, Preta Gil, Jerry Adriani, Padre Fábio de Mello, entre outros, e falou sobre o abuso sexual de crianças e adolescentes. Depois, Mateus Solano, Deborah Secco e Juliana Paes apresentaram as principais características do sul do país. O casal Luciano Huck e Angélica falou sobre o ano internacional da afro-descendência. No bloco final estavam os atores do “Aventuras do Didi”, “Zorra Total”, a banda RPM e a atriz Laura Cardoso. E, como nas edições anteriores, todo o elenco se reuniu para o último número.

É claro que novos elementos foram incluídos e que o diretor Wolf Maia buscou ao máximo a inovação, mas não se pode deixar de lado a estrutura de um espetáculo que mistura música e encenação. Será que há algo diferente? Será que é possível fazer um “Criança Esperança” totalmente diferente?

Em relação à audiência, o “Criança Esperança” atingiu, segundo dados preliminares, 16 pontos de média em São Paulo, o equivalente a 30% do público do horário. Nesta faixa, a Band com o jogo Brasil X México (Sub-20) atingiu 9 de média, o SBT ficou com 9 e a Record com 7.

As contribuições podem ser feiras até o dia 28 de agosto.

· 0500 2011 007 para doar R$ 7

· 0500 2011 015 para doar R$ 15

· 0500 2011 040 para doar R$ 40

Legendários precisa de novos quadros no programa

Legendáriossofre com concorrência de sessão dupla de filmes no SBT

A equipe de “Legendários” ainda não assimilou muito bem o desempenho do programa neste sábado, quando concorreu com jogo da seleção Sub-20, “Criança Esperança” e os novos filmes do SBT. A atração comandada por Marcos Mion acabou em quarto lugar com 8 pontos, praticamente o que está acostumado a registrar. Nos bastidores da Record há quem afirme que existe uma certa preocupação com a nova sessão de filmes na concorrência já que há indícios que serão utilizados títulos mais populares e indicados para toda a família, o que pode representar fuga de audiência. A sessão de filmes no SBT, durante o confronto com “Legendário”, registrou 9 pontos, bem acima do que a emissora de Silvio Santos marcava na semana passada. Agora, afirmam os profissionais envolvidos com o programa, todos terão que trabalhar olhando também para os intervalos do SBT. Até semana passada, o “Legendários” caminhava apenas sinalizado pelas paradas da Globo, tentando levar vantagem por ser transmitido ao vivo.

Nos bastidores da Barra Funda há também quem defenda um ajuste no “Legendários”, principalmente no quadro “Vale a Pena ver Direito” que, a cada dia, está maior e pode sofrer desgaste.