“Fina Estampa” começa com boa audiência e elementos clássicos de folhetim
O primeiro capítulo de “Fina Estampa” deixa bem claro que Aguinaldo Silva recorreu às fórmulas tradicionais do folhetim para atrair público para sua nova novela. Na noite de estreia o autor apresentou os principais personagens, os conflitos centrais e todas as discussões familiares que estarão no vídeo nos próximos 8 meses.
“Pereirão” e Tereza Cristina ocuparam a maior parte do capítulo inicial e, como a própria protagonista disse, “o mundo é pequeno demais”. Griselda trocou o pneu do carro que René deu de presente para sua filha, Patrícia, namorada de Antenor, filho da pobre “marido de aluguel”. Após mostrar muita habilidade com as ferramentas, numa cena rápida “Pereirão” deixa escapar que também é uma mulher sensual e bonita, mas sem os cuidados femininos. Será que já deu para René se apaixonar? E Tereza Cristina, vai ter muito ciúmes? Indícios de um primeiro capítulo de novela tradicional. Pior será quando Tereza Cristina descobrir que o noivo da filha não é herdeiro de nenhuma fazenda.
Aguinaldo Silva também apresentou “Crô” (bem interpretado por Marcelo Serrado), Celeste (a mulher que apanha do marido) e o casal Esther e Paulo, além do novo galã das 21h, o português Paulo Rocha. Aliás, o primeiro capítulo de “Fina Estampa” também recorreu aos descamisados Malvino Salvador e Carlos Machado e apimentou com uma cena de cama com Caio Castro e Adriana Birolli.
Parece que funcionou. “Fina Estampa” estreou com 41 pontos de média, o equivalente a 59% de share. O primeiro capítulo de “Insensato Coração” atingiu 36 de média e o de “Passione” fechou com 37.