Powered By Blogger

Tradutor

Visualizações

Powered By Blogger

sábado, 3 de dezembro de 2011

Fina Estampa mostra que tudo é possível mesmo

Fina Estampaatinge 70% da audiência de seu horário e prova que novela pode exagerar


O capítulo da última quinta-feira de “Fina Estampa” entrará para a história recente da teledramaturgia brasileira. Não necessariamente pelo que foi apresentado, mas principalmente pelo resultado alcançado. O folhetim de Aguinaldo Silva atingiu aqui em São Paulo a impressionante marca dos 70% de share, deixando para as concorrentes Cultura, SBT, Record, Rede TV, Band, TV Mix e MTV os outros 30% do público. É muita audiência e há muito tempo uma novela das 21h não atingia esta marca.
 
O resultado alcançado por “Fina Estampa” abre uma importante discussão sobre o que o telespectador realmente gosta de assistir. Já ouvi críticas sobre o tom exagerado de algumas atrizes, reclamações da pegada mais popular no texto e até comentários sobre a falta de realidade em “Fina Estampa”. Mas novela não precisa necessariamente ser fiel ao mundo real, apenas partir dele. Teledramaturgia pode e deve exagerar, usar cores mais fortes para divertir e criar tipos para envolver o público. É ficção. E parece que é isso o que o telespectador quer neste momento, pelo menos é o que mostra a medição de audiência tão apreciada pelos executivos da televisão.

Fina Estampa” dá muitas lições para a Globo e suas concorrentes, semdo a principal que é possível fazer com qualidade um produto voltado para a massa.

Globo quer frear queda de audiência do “JN”

Jornal Nacionaltem que ganhar audiência, e não perder com a chegada de Patrícia Poeta

A chegada de Patrícia Poeta ao “Jornal Nacional” anuncia ao público que o principal telejornal do país passará nos próximos meses por uma grande reforma. Os ajustes serão realizados em doses homeopáticas para não afastar um telespectador mais conservador e, ao mesmo tempo, atrair os mais jovens e a nova classe C. É de olho nessa classe média emergente que a Globo vem trabalhando nos últimos meses com bons resultados na linha de entretenimento. O melhor exemplo dessa estratégia de conquista de espaço está na novela “Fina Estampa”, que conseguiu recuperar audiência na principal faixa do prime-time.

Todos os ajustes realizados no “Jornal Nacional” ainda não conseguiram frear totalmente a queda de audiência do telejornal. Dados obtidos pelo “Parabólica JP” mostram que 2011 pode ser o ano da virada, uma vez que os números preliminares apontam para a recuperação. (VEJA O QUADRO) É ai que entrará Patrícia Poeta, apresentadora que, desde que entrou para o “Fantástico”, conseguiu se aproximar dessa nova classe C através dos inúmeros editoriais em revistas de moda e beleza, se transformando numa referência para as mulheres.

Ao tirar Fátima Bernardes do “Jornal Nacional” e envolvê-la no projeto de reforma da grade matutina, a Globo também dá sinais claros que finalmente investirá no período da manhã, uma vez que Record e SBT ocupam posições que colocam em risco a liderança da emissora nesta faixa. Os estrategistas das mais diferentes TVs são unânimes ao apontar o período da manhã como o mais vulnerável da Globo e que, sem investimentos, é questão de tempo para perder a liderança.

Esquenta volta com tudo dia 11

Regina Casé tem grandes novidades para seuEsquenta!

Com a previsão de 17 episódios, a nova temporada de “Esquenta” estreia no dia 11 de dezembro com a missão de manter elevada a audiência no início da tarde do domingo. O programa vem com novidades, inclusive na cenografia, mas vai manter sua característica principal: misturar no palco todos os gêneros, canções, estilos e artistas para fazer uma grande festa. Arlindo Cruz e Leandro Sapucahy comandarão o pagode que dará ponto de partida para tudo, inclusive um show de calouros. Preta Gil, a dupla Maira e Camila (líderes comunitárias do Morro do Cantagalo) e Fábio Porchat serão os jurados deste quadro.

Durante os 17 episódios da próxima temporada de “Esquenta”, Regina Casé vai propor a seus convidados para que façam a doação de uma cópia de seu favorito. A ideia é que no final da temporada, a “Biblioteca Esquenta” ganhe as ruas e mais adesões.

Kermit dá entrevista ao programa Eliana

Eliana entrevista “Sapo dos Muppets”, é o Kermit

O programa Eliana deste domingo, 04 de dezembro, está prá lá de divertido.

 A loira, exibe uma entrevista com o sapo mais famoso do mundo em seu camarim do SBT.

Kermit, o sapo dos Muppets, conta a Eliana que Miss Ping é muito ciumenta, diz que Penélope Cruz é a mulher que gostaria de beijar para se transformar em príncipe e pedi a apresentadora uma aula particular de samba.

A dupla Victor e Léo, o quadro Rola ou Enrola e o concurso Tem um Sambista lá Em Casa são as atrações que animam o programa.

Eliana, vai ao ar aos domingos, às 15h, no SBT!

Fátima Bernerdes deixa o JN nesta segunda (12)

Patrícia Poeta assume a bancada do “Jornal Nacional” e Fátima Bernardes ganhará programa próprio em 2012


Patrícia Poeta é a nova apresentadora do “Jornal Nacional” e assumirá a bancada do telejornal na próxima segunda-feira, quando Fátima Bernardes se despedirá ao vivo do JN. A troca de apresentadoras acontecerá no último bloco do jornal, quando Willian Bonner chamará Patrícia Poeta e colocará no vídeo uma retrospectiva dos 13 anos de trabalho de sua esposa no “Jornal Nacional”.

A saída de Fátima Bernardes foi se consolidando no decorrer deste ano, depois que a própria jornalista apresentou ao alto comando da Globo o projeto de um programa de variedades. Os detalhes da nova atração são guardados a sete chaves, mas nos bastidores da emissora é dado como certo que o novo produto mistura jornalismo, entretenimento e prestação de serviço e é um forte candidato para ocupar o lugar da “TV Globinho”. Há que afirme também que esse programa será semanal. Por enquanto, é a troca no “Jornal Nacional”.

No lugar de Patrícia Poeta, assumirá a jornalista Renata Ceribelli, que já apresenta ocasionalmente o “Fantástico” e recentemente ampliou sua popularidade com o quadro “Na Medida Certa”. Ceribelli só assumirá a apresentação da revista eletrônica no dia 11 de dezembro, quando Patrícia Poeta aparecerá no vídeo desejando um bom trabalho para sua sucessora. Todas as trocas, despedidas e votos de sucesso quebram o engessado esquema da Globo e mostram que a televisão entrou em nova fase com mais informalidade.