Powered By Blogger

Tradutor

Visualizações

Powered By Blogger

segunda-feira, 28 de março de 2011

Veja a guerra por audiência de ontem (27/03/11)

Confira como foi a guerra pela audiência no último domingo de março

No último domingo de março o telespectador se despediu da primeira temporada de “Esquenta!”, programa de Regina Casé que teve como missão conquistar audiência durante os meses de verão que antecedem a estreia da grade definitiva da Globo. Ainda à tarde, Fausto Silva anunciou “Os Melhores de 2010″ e Gugu Liberato conduziu seus quadros tradicionais. À noite, sem grandes novidades, o último paredão do “Big Brother Brasil” e um “Pânico na TV” que apelou às mulheres nuas para conquistar a audiência. Abaixo as médias e share das principais atrações do domingo, 27 de março.

“Esquenta!” fecha 1º temporada com chave de ouro

Primeira temporada de “Esquenta!” termina com sucesso e gosto de quero mais 

Regina Casé já deu o recado: vai voltar com o “Esquenta!” para festejar o São João e trará novamente todos os integrantes da “Escola de Samba Esquenta”, que neste domingo desceu a rampa encerrando muito bem a primeira temporada da atração. O programa que foi desenhado para atrair público durante os meses das férias de verão conquistou a crítica e é apontado pelo telespectador como um dos melhores lançamentos dos últimos anos. Regina Casé é a apresentadora que consegue conversar com todas as tribos, respeitada por artistas dos mais diferentes gêneros e, por isso mesmo, capaz de receber astros como Maria Bethânia, Caetano Veloso e Arlindo Cruz, políticos como Marina Silva e Fernando Henrique Cardoso, intelectuais e o povo, o motivo de toda essa produção.

Há quem afirme que o “Esquenta!” é um programa com a cara do Rio de Janeiro. Bobagem. A atração de Regina Casé parte das rodas de samba (algo muito carioca) para reunir as pessoas mais diferentes para conversas interessantes. É, sem dúvida, o retrato do jeitão do Brasil, onde todos são bem vindos na roda, desde que acrescente com alguma coisa positiva. “Esquenta!” sempre teve uma torcida grande para que permanecesse na grade e deve voltar entre junho e julho.

Confira o desempenho de “Esquenta!

09 de janeiro: 17 (37%)

16 de janeiro: 12 (31%)

23 de janeiro: 09 (26%)

30 de janeiro: 11 (27%)

06 de fevereiro: 12 (31%)

13 de fevereiro: 11 (28%)

20 de fevereiro: 12 (29%)

27 de fevereiro: 13 (29%)

13 de março: 12 (29%)

20 de março: 11 (16%)

27 de março: 14 (32%)

“Record News” está a procura de uma “nova fase”

“Record News” busca a repercussão que nunca foi conquistada

A equipe de jornalistas e produtores da “Record News” trabalha para colocar no ar nos próximos dias os ajustes que marcarão uma “nova fase” na emissora. A ordem é para que o canal de notícias comece a repercutir entre as pessoas e apareça não somente nas planilhas de audiência, mas principalmente nas conversas de formadores de opinião e dos telespectadores. E olha que a audiência é baixa, mas ainda é uma referência.

Não tenho dúvida que Douglas Tavolaro demandou corretamente a equipe e desenhou algo interessante, dentro das condições da Record. Mas, não se vive somente de boas intenções. O problema é que a “Record News” continua escondida aqui em São Paulo nos números altos da TV por assinatura e numa frequência baixa do UHF que dificilmente é sintonizada em nossas casas. Tudo bem, esses são alguns dos fatores que fazem o canal de notícias ter pouca projeção, mesmo que em algumas conversas lá na Barra Funda sejam destacados os momentos em que a emissora saiu à frente da Globo News, da Band News e até mesmo da Record. Mas, de que adianta tamanha agilidade se o fato não repercute, se o público não sabe de sua existência?

Falta à “Record News” projeção, uma grade bem amarrada, uma ação de markenting aliada à Record, eliminação de “televendas” e programas que possam fazer o “esquenta” entre os telejornais. Equipe tem e são muitos os bons profissionais que atuam à frente das câmeras e nos bastidores, mas que encontram as resistências naturais deste projeto.

Está mais do que na hora do grupo Record fazer a transmídia e unir a TV aberta, Record Internacional, Record News, R7 e Rádio Record. São muitas possibilidades e meios, mas infelizmente cada mídia do grupo segue um caminho e não há projeto que consiga unir tudo e explorar com eficiência e profissionalismo todos os veículos. Quando alguém conseguir isso, impulsionará todos os canais que ainda não emplacaram.

“A Grande Família” receberá vários famosos

Temporada 2011 de “A Grande Família” contará com muitas participações especiais

O seriado “A Grande Família” é, sem dúvida, o principal produto da linha de shows da Globo. Passa ano, entra ano e Lineu, Nenê, Tuco, Agostinho e Bebel continuam firmes no vídeo e respeitados pelo telespectador. Fica até difícil tomar a decisão de produzir a última temporada porque o programa sempre dá sinais de renovação. É claro que houve uma acomodação dos índices, mas a audiência do seriado é a mais alta desta faixa de horário e ainda justifica sua permanência. As pesquisas mostram que “A Grande Família” é bem avaliada pelo público e que há uma certa identificação de quem está em casa com os personagens do seriado.

A temporada 2011 de “A Grande Família” estreia no dia 7 de abril e já neste mês dará uma forcinha para Luciano Huck. É que o apresentador participará do episódio previsto para ser exibido no dia 21 de abril e que conta o dia em que Agostinho foi escolhido para participar do quadro “Lata Velha”, do “Caldeirão do Huck”. Segundo o roteiro, Bebel manda uma carta para que o taxista participe do quadro “Lata Velha” e, após semanas, ele é o escolhido. Luciano Huck visita a casa da família Silva e pergunta pelo carro. O problema é que está sendo desmanchado para a venda de peças. Depois de muita confusão, Agostinho estará no quadro do programa.

“Ribeirão do Tempo” promete muitas surpresas

Reta final de “Ribeirão do Tempo” terá queima de arquivo

Depois da morte do Presidente da República, “Ribeirão do Tempo” terá uma sequência de assassinatos. Nicolau resolve eliminar todos os envolvidos com o plano que eliminou o presidente. Previsto para entrar no ar no dia 06 de abril, a sequência começa quando Nasinho recebe a ordem para matar Virgílio. Ambos são levados por Karina até uma estrada abandonada. Nasinho, que está nervoso porque nunca matou ninguém com as próprias mãos, faz o serviço. Mas não para por ai. Nicolau mandou Karinaapagar” o rapaz. No mesmo capítulo, Karina vê indícios de que será a próxima vítima de Nicolau, mesmo provando sua lealdade.

O telespectador saberá o tempo todo dos assassinatos, mas os personagens estarão envolvidos no mistério. Trata-se de uma boa forma de Marcílio Moraes esticar a novela até o início de maio.

Público torce para Solitários não voltar ao SBT

“Solitários” termina sem repercussão e com torcida para não voltar mais à grade do SBT

A segunda temporada de “Solitários” chegou ao final sem grande repercussão e com índices modestos para um programa deste gênero. O último episódio marcou 6 pontos de média, o equivalente a 14% de share. No horário, Globo e Record oscilaram entre 18 e 12 de média com futebol e filme. O projeto “Solitários” estreou em janeiro de 2010, não atingiu números elevados, mas manteve o SBT na briga com a Record. Empolgado com a situação, Silvio Santos autorizou gravar uma segunda temporada imediatamente, mas guardou o material na gaveta até janeiro deste ano. Foram quase 12 meses esperando uma oportunidade para entrar no vídeo e, com isso, o programa perdeu o calor de um reality show. Esse foi o grande erro do SBT com “Solitários”. Aliás, a emissora tem a mesma prática (gravar com antecedência) com seu departamento de dramaturgia. Os trabalhos de “Corações Feridos” foram encerrados e a novela de Íris Abravanel só deve entrar no ar após “Amor e Revolução”, que estreia em abril.

Mais do que nunca, o SBT necessita de um bom planejamento com sua grade para evitar que novelas e programas não possam ser ajustados a partir da reação do telespectador. A emissora necessita também de uma boa comunicação com o público para potencializar seus projetos. E essa comunicação não se resume a divulgação de capítulos ou notas, mas uma estratégia que reuna elementos modernos de transmidia levando a várias plataformas o conteúdo desenvolvido para atrair audiência na TV. Infelizmente, poucos sabem fazer isso.