Powered By Blogger

Tradutor

Visualizações

Powered By Blogger

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Fina Estampa começa a ser divulgada na imprensa

Estreia deFina Estampajá está planejada e envolve ação integrada de vários programas e departamentos

A novela “Fina Estampa” já é realidade nos bastidores da Globo e tema de pauta nos programas que são utilizados normalmente para o lançamento das tramas. “Vídeo Show”, “Fantástico”, “Domingão do Faustão” e os telejornais começam a desenvolver o material que entrará no ar no período de estreia da novela. A ideia é que parte do elenco compareça ao “Domingão do Faustão” no dia 14 de agosto, véspera da estreia, para comentar sobre os principais núcleos e histórias que serão desenvolvidas. Já o “Vídeo Show” assumirá a responsabilidade de mostrar os bastidores de “Fina Estampa” e repercutir as primeiras impressões do público. Angélica, através do “Vídeo Game”, receberá o elenco mais jovem. O “Fantástico” também prepara seu material e focará nas reportagens de comportamento.

Não é de hoje que a Globo desenvolve esta estratégia para os lançamentos de suas novelas e programas da linha de shows. A fórmula funciona e consegue jogar audiência de vários horários para o produto que inicia temporada no vídeo. A Record tenta caminhar no mesmo sentido, mas ainda não encontrou elementos e ferramentas certas para a otimizar as novidades de sua grade. Na Barra Funda, quando alguma novela ou programa vai entrar no ar, é um repórter do dia-a-dia que fica responsável pelo material que será exibido no “Domingo Espetacular” e repetido no restante da grade. Nem sempre este jornalista assiste novelas ou a linha de shows e tem fluência em reportagens de comportamento, ficando numa abordagem superficial. Além disso, um programa como o “Vídeo Show” é mais do que necessário, porque as investidas do “Hoje em Dia” nesse sentido também deixam a desejar.

Em relação à “Fina Estampa”, as gravações estão adiantadas e as chamadas no ar. A campanha de lançamento conta com Lilia Cabral, a protagonista Griselda, e está focada na transformação das pessoas.

A Record pode e deveria inovar com suas novelas

Dramaturgia da Record pode oferecer muito mais

Mesmo com apenas dois produtos no ar, aos poucos o departamento de dramaturgia vai mostrando sua importância para a Record. “Vidas em Jogo” e “Rebelde” estão com audiências estabilizadas em patamares interessantes para suas faixas e conseguem atrair anunciantes para a emissora. O bom resultado no vídeo não é apenas a conseqüência direta de investimentos em elenco, produtores e tecnologia para o RecNov (como muitos executivos de São Paulo gostam de destacar), mas o esforço de uma equipe para mostrar que é possível fazer algo num departamento que poderia oferecer muito mais. Basta ver o espaço físico e a quantidade de estúdios no RecNov, muitos com portas fechadas porque não há produção.

O eterno sonho de três horários para novelas tem dificuldades para sair do papel. Apesar de altos salários, o banco de elenco da Record ainda é pequeno para o projeto e a quantidade de autores não é suficiente para proporcionar um giro de histórias sem imprevistos. A Record tem Lauro César Muniz, Marcílio Moraes e Cristiane Fridmann para o horário principal, um time pequeno exigindo longas novelas para dar tempo de preparar a próxima. A faixa mais cedo está reservada às adaptações mexicanas previstas na parceria com a Televisa. Aliás, este é o grande desafio da emissora. A Record precisa planejar a longo prazo, entrar em produção com mais antecedência para evitar que uma novela atinja quase 1 ano no ar e utilizar melhor a estrutura que construiu, porque de nada adianta ter muitos estúdios se estão ociosos.

Só com muitas produções e continuidade no projeto a teledramaturgia da Record conseguirá desenvolver suas características e mostrar ao público algum diferencial em relação à Globo e ao SBT.

Vitrine ganha nova apresentadora amanhã

Vitrineanuncia nesta terça-feira nova apresentadora

O “Vitrine” encerra nesta semana seu período de transição com o anúncio de sua nova apresentadora. O tradicional programa da TV Cultura chegou à substituta de Sabrina Parlatore através de um concurso onde a candidata precisava mandar através da internet um vídeo para a emissora. Foram mais de 600 candidatas em duas semanas para envio de material. A nova integrante estará ao lado de Cunha Jr. já nos próximos dias.

Nesta terça-feira, o “Vitrine” exibirá uma entrevista com o comediante Tom Cavalcante. Ele falou sobre sua carreira, referências, personagens e fe uma dura crítica ao humor ácido e ofensivo tão comum nos dias atuais. Durante a entrevista, Tom Cavalcante disse que teve a felicidade de encontrar, quando começou na “Escolinha do Professor Raimundo”, com Chico Anysio, um ambiente muito rico de pessoas.

Insensato Coração chega a sua reta final

Gilberto Braga e Ricardo Linhares já escrevem os últimos capítulos deInsensato Coração

Os autores Gilberto Braga e Ricardo Linhares já trabalham nos últimos capítulos de “Insensato Coração” e, por isso mesmo, estão diante do desfecho da história de muitas personagens. Com apenas 3 semanas de exibição pela frente, algumas decisões terão que ser tomadas nos próximos dias para que os roteiros sejam entregues no prazo à equipe de produção e elenco.

A maior dúvida dos autores é sobre o melhor final para Léo. Morte, fuga misteriosa ou prisão são apenas algumas das opções para o destino do vilão interpretado por Gabriel Braga Nunes. Qualquer que seja o caminho adotado estará longe do traçado na sinopse, uma vez que a novela foi ajustada a partir da reação do telespectador diante de alguns temas. Os autores garantem que a principal discussão em relação a Léo estará no conflito familiar e no ódio que sente pelo irmão. Como manda a cartilha de folhetim, Pedro e Marina sofrerão muito nos últimos capítulos antes do “felizes para sempre”. Marina será seqüestrada por Norma e Pedro alvo da inveja do irmão.

Quanto à Norma, ela cairá diante de sua paixão não controlada pelo vilão.

Band procura novidades para sua programação

Band colocará em prática reforma de sua grade vespertina

A alta cúpula da Band começa a pressionar os responsáveis pela programação para que o período da tarde passe a dar resultados, tirando a emissora do atual patamar de audiência. Nesta faixa os índices são muito baixos, principalmente durante o “Vídeo News”, agora reduzido a apenas 40 minutos. Depois de adiar algumas vezes, finalmente a direção da Band colocará em prática a reforma da grade vespertina. Mas não pense em grandes ações. O ajuste será bem menor do que o planejado inicialmente e não se descarta a possibilidade de se manter enlatados em parte da grade.

No Morumbi são muitos os que defendem a volta de Márcia Goldschmidt com um programa popular, formato que foi tirado do ar depois que alguns executivos entenderam que estava em processo de desgaste. Como argumento para o seu retorno está o fato de que pelo menos pontuava em audiência e garantia faturamento, mesmo que pequeno, contribuindo com o caixa da empresa. A revista eletrônica que será comandada por Patrícia Maldonato será bem menor do que o previsto inicialmente e deve entrar no ar já no início de agosto.

A reforma da grade vespertina é tratada como assunto prioritário, afinal é urgente a necessidade de recuperação de audiência depois que o “Brasil Urgente” perdeu fôlego com a saída de José Luíz Datena. Junto com a reforma, a emissora também revisará alguns contratos de artistas. Só ficará na empresa quem realmente estiver em algum projeto que ocupar o vídeo.