Personagem sem passado é o grande desafio de Paloma Duarte
Ator é movido a desafios, isso todo mundo sabe, e quando encontra algo diferente pela frente costuma mergulhar de cabeça no projeto. É mais ou menos o que acontece com Paloma Duarte na novela “Máscaras”, de Lauro César Muniz. Na trama, ela viverá Nameless, uma misteriosa mulher que trocará várias vezes de identidade para confundir todos os envolvidos no mistério principal. A única coisa que ela sabe é que esta mulher pertence à organização. Nada mais! E este é o grande desafio: atuar sem saber o passado e o presente desta história.
Então, como construir a personagem? Como buscar elementos para dar vida a esta mulher? Todos sabem que os artistas gostam de fazer uma espécie de estudo dos temas que estarão envolvidos na novela para que suas interpretações fiquem mais próximas da realidade e envolvam o telespectador. Mas, desta vez, Paloma Duarte não conseguiu fazer seu “laboratório” e caminha meio que no escuro. Acha que ela reclama? Não, está adorando se entregar na mão de Lauro César Muniz. E confia, como deixa muito claro.
Para pior a situação, o autor não passa muitas informações para a atriz. Ele acredita que, se revelar detalhes da misteriosa personagem, Paloma Duarte vai defendê-la, torná-la muito mais real e entregar boa parte do mistério. Por isso, só diz a ela para confiar e garante que a atriz está no caminho certo, mesmo sem saber o passado da personagem.
Edição: José Armando Vannucci (Parabólica) e David Bruno (FuxicoNaTelinha).