“O Aprendiz” termina com baixa audiência, sinais de desgaste e análises equivocadas dos executivos da Record
A audiência da grande final de “O Aprendiz” esteve muito longe da esperada pelos executivos da Record e mais distante ainda dos últimos episódios das temporadas anteriores. O reality comandado por João Doria Jr. terminou nesta terça-feira com apenas 7 pontos de média, o equivalente a 16% do público do horário. Foi quase um empate técnico com o SBT, que nesta faixa atingiu 15% de share. Talvez seja por isso que a Record quebrou uma tradição e não anunciou no final do episódio ao vivo o retorno de “O Aprendiz” em 2012.
Nos próximos dias, a alta cúpula da Record avaliará a viabilidade de mais uma edição de “O Aprendiz” e analisará os erros e acertos desta temporada. Será irresponsável aquele que pretende colocar toda a culpa do baixo resultado na apresentação do programa e afirmar que João Dória Jr não segurou o reality. O empresário cumpriu seu papel de apresentador e não sei se o publicitário Roberto Justus faria a diferença. O fato é que o formato está desgastado, o programa exagera no merchandising, a edição já não é a mesma, não houve repercussão apesar de todo o esforço de divulgação e o reality foi exibido justamente no momento em que a Record enfrentou uma séria crise de audiência em toda a sua grade. É preciso entrar com honestidade na reunião que vai avaliar a viabilidade de uma nova temporada de “O Aprendiz” e cada um assumir sua culpa diante da pior audiência da história deste reality aqui no Brasil.
Em tempo: Janaina de Melo foi a vencedora desta temporada e levou o prêmio de R$ 1,5 milhão, um carro 0k e um quadro de R$ 50 mil do artista plástico Romero Britto.