Powered By Blogger

Tradutor

Visualizações

Powered By Blogger

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Carrossel fica na geladeira até...

SBT quer evitar erros de produção em “Carrossel” e pode descartar gravação antecipada

Engana-se quem pensa que já está tudo definido para a produção da adaptação “Carrossel”, que o SBT planeja colocar no ar em março do ano que vem. Mesmo com parte da equipe definida, testes de elenco agendados e previsão de início de gravações para outubro, o cronograma pode ser alterado a partir de orientações que Daniela Beyruti e Íris Abravanel estão recebendo de um importante e experiente profissional do setor. As duas já foram alertadas que a nova versão de “Carrossel” precisa ter crianças mais atuantes e abordar temas presentes na atualidade, como a internet e a indisciplina escolar. Apenas traduzir o texto e seguir com o perfil traçado no original não funcionará. Íris Abravanel, inclusive, já reviu alguns capítulos que estão prontos.

Os mais próximos de Daniela Beyruti garantem que a diretora artística do SBT está disposta a mudar o esquema de produção da emissora e gravar “Carrossel” junto com sua exibição; ou seja, apenas no ano que vem. Se começar a gravar em outubro, quando entrar no ar, a novela terá 4 meses de frente, uma margem que não possibilitará ações para ajustar a trama aos desejos dos telespectadores, correndo o mesmo risco de “Amor e Revolução”. Ou seja, o cronograma previsto inicialmente será alterado mais cedo ou mais tarde. Essas mesmas pessoas afirmam que Daniela Beyruti ainda deseja contratar um diretor de peso que possa atrair atores mais conhecidos para os principais papéis.

Portanto, diante deste cenário, é melhor aguardar o que vem por ai. E tudo o que está acontecendo é um prova de que Daniela Beyruti procura se cercar dos melhores elementos para colocar em ação seu plano de recuperação do SBT.

TV Xuxa Especial no próximo sábado (2)

Xuxa comemora 25 anos na Globo num cenário bem diferente daquele que a consagrou

Aguardado com ansiedade pelos fãs de Xuxa Meneguel, será exibido neste final de semana o programa especial que vai comemorar os 25 anos da apresentadora na Globo. Para marcar a data, o “TV Xuxa” será especial e comandado por Ivete Sangalo. Pelo palco passarão Caetano Veloso, Maria Gadú, Zezé di Camargo & Luciano, DanielVitor & Léo, que interpretarão sucessos de Xuxa, como “Doce Mel”, “Lua de Cristal”, “Nosso Canto de Paz” e “Marquei um X”. O especial também contará com depoimentos gravados de Luciano Huck, Faustão, Ana Maria Braga e Renato Aragão, estrelas globais que, assim como Xuxa, iniciaram carreira em outras emissoras e atualmente integram o grupo que comanda as principais atrações populares.

Xuxa Meneguel se transformou na Rainha dos Baixinhos quando ingressou na Globo e ganhou longo espaço nas manhãs da emissora. Assim como outras estrelas globais, sua carreira na televisão não começou nos estúdios do Jardim Botânico. Foi na extinta TV Manchete onde a modelo de fama internacional comandou infantis com poucos recursos e atraiu a atenção dos executivos para um formato que renderia muita audiência e dinheiro. Na Globo permanece há 25 anos, mas seu prestígio já não é o mesmo do auge do “Xou da Xuxa”. Atualmente, o público infanto-juvenil prefere desenhos a brincadeiras e , nesse sentido, o “TV Globinho” se mostra como a opção mais barata para a grade da Globo. Cabe a Xuxa Meneguel comandar um programa voltado à família e, assim, atingir aquele seu “baixinho” que hoje é adulto.

Respeito a história de Xuxa e sei o quanto foi importante para o segmento infantil em nossa televisão, mas, quando a assisto aos sábados, tenho a sensação de que, por seu tom doce, ainda fala para criancinhas que participam de gincanas no palco com roda gigante e disco voador. Outras apresentadoras que atuaram no infantil já não adotam a mesma postura e se arriscam em terrenos mais difíceis. Mesmo assim, Xuxa é Xuxa.

E Aí, Doutor pode ser atração do Hoje em Dia

Gato no Telhado: “E Aí, Doutor?” muda de horário e corre o risco de ser transformado em quadro

Ninguém assume oficialmente, mas nos corredores da Barra Funda são muitos os que demonstram preocupação com o “E aí, Doutor?”, a última aposta da Record para sua grade vespertina. Sucesso no exterior, a versão brasileira não decolou em audiência, ficando abaixo do que a direção da emissora planejava e já mudou de horário. Um péssimo sinal. Por isso, há quem aposte que em setembro (quando termina a segunda temporada) o programa será discretamente retirado do ar ou transformado em quadro do “Hoje em Dia”. Não é por menos que nos corredores da Barra Funda corre a piada que os grandes astros da emissora para a faixa da tarde são o “Pica-Pau” e “Todo Mundo Odeia o Chris”. São baratos, eficientes e não reclamam da carga de trabalho!

E aí, Doutor?” não atingiu as metas estabelecidas por vários motivos, a principal pelo formato engessado da atração. Com pouco espaço para adaptações, o programa tem quadros que funcionam muito bem nos Estados Unidos e Canadá, mas que parecem estranhos aos brasileiros. E quem faz televisão precisa entender de uma vez por todas que nem tudo que brilha lá fora agrada aqui dentro.

Band poderá tirar Brasil Urgente do ar

Preocupação com “Brasil Urgente” faz Band diminuir velocidade para a estréia de nova revista eletrônica

A saída de José Luiz Datena mudou o foco da alta cúpula da Band, que está atenta aos resultados do “Brasil Urgente”. Os números registrados desde que Luciano Faccioli assumiu o comando do noticioso servirão de base para as ações que serão tomadas, entre elas a redução do tempo do programa. É claro que este é o assunto do momento nas principais reuniões e comitês, mas a direção da Band não deixou de lado os projetos que estão em andamento para a reforma de sua grade vespertina. Só diminuiu a velocidade para concentrar os esforços (motivo de muita ciumeira) no “Brasil Urgente”, programa que tem a função de jogar audiência para o “Jornal da Band” e decisivo para a formação da média/dia. Já se prevê uma queda na média do mês de junho, apesar dos bons resultados da linha de shows.

A grade vespertina se transformou numa das prioridades da Band desde que Hélio Vargas chegou à emissora. O diretor foi o responsável pela criação da primeira versão do “Tudo a Ver” com Paulo Henrique Amorim e Patrícia Maldonado e sabe muito bem que um projeto desenvolvido adequadamente para esta faixa é capaz de registrar ótimos resultados em audiência e bom faturamento. Na Record são muitos os que ainda torcem para a volta do formato original do “Tudo a Ver”. Por isso, a revista eletrônica vespertina da Band é uma das prioridades e terá que sair o mais rápido possível. Há quem afirme que Hélio Vargas, apesar de todas as certezas até agora, ainda sente falta de algo eficiente no projeto. Será?

terça-feira, 28 de junho de 2011

TV precisa criar novas estratégias!

A televisão não sabe ouvir o que o público quer

Nos últimos meses muito se discute sobre a mudança no perfil do telespectador e a necessidade de se desenvolver uma programação que atenda a nova classe C, a que representa um pouco mais da metade da população do Brasil. Várias ações foram adotadas nesse sentido e atrações surgiram nas 5 redes nacionais dirigidas a essa fatia da audiência. Mas, afinal, o que a classe C quer assistir na televisão? Mais violência, afirmam alguns executivos que utilizam esta ferramenta. Mais polêmica, garantem produtores que só sabem fazer barracos. Mas será que alguém já conversou diretamente com um representante da classe C, sem recorrer a pesquisas de opinião?

Este é o ponto fundamental de toda essa discussão. Numa guerra cada vez mais feroz pela audiência, os executivos só enxergam o veículo a partir de pesquisas, justamente para que não errem e, caso ocorra a falha, possam culpar os dados apontados nos relatórios dos institutos de estudo. Ninguém mais ouve a sensibilidade, o público, conversa com o pessoal de casa, do bairro, do clube, da padaria. A impressão que se tem é que as pessoas que estão nesses locais não assistem televisão e, portanto, suas opiniões não são válidas sem a análise de um especialista em pesquisa. Mas é justamente nessa conversa que surgem boas ideias ou pelo menos o caminho.

Ouço muito porque de cada observação é possível tirar uma lição e encontrar caminhos. E nesses bate-papos curtos consigo enxergar nas palavras que tudo o que o público deseja na TV é qualidade, uma linguagem mais popular, conversa direta entre apresentadores e telespectadores e se reconhecer no que assiste. Simples, sem pesquisas!

Ah… e vamos deixar claro que não sou contra pesquisas; elas são importantes, mas apenas uma ferramenta na construção de uma grade. A sensibilidade de quem faz a arte da TV ainda é o principal combustível da máquina de fazer sonhos.

Insensato Coração começa a esquenta

“Insensato Coração” começa a punir bandidos e entra na reta final

Gilberto Braga e Ricardo Linhares já trabalham nos capítulos que começam a amarrar muitas tramas em “Insensato Coração”. Os autores prometem punir os vilões e criminosos muito antes do último capítulo, como tradicionalmente se faz em novelas. A ideia é mostrar ao telespectador que as conseqüências dos atos desses personagens e deixar para o último mês os conflitos entre Norma e Léo e a solução do casal principal.

Nesse sentido, Cortez é o homem da vez na lista dos que não se darão bem, com reflexos em vários personagens. Com sua prisão, o confisco de seus bens e a situação do banco a perigo, Eunice e Júlio focam preocupados com o dinheiro da família que foi aplicado e está indisponível. É claro que cada um tem um olhar nesse assunto. Eunice não quer perder status; Júlio está atento ao futuro da família. Os autores prometem colocar Eunice em mais uma situação constrangedora ao procurar Léo para esclarecer tudo.

Insensato Coração” encontrou seu caminho, recuperou audiência e já registra média superior a “Passione” com a mesma quantidade de capítulos. A trama talvez sirva de lição para uma nova realidade da teledramaturgia: o telespectador já não se envolve com um ritmo mais lento (como o adotado no início da novela) e quer muita ação o tempo todo.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Cordel Encantado é sucesso na certa!

“Cordel Encatado”: Úrsula não desiste de separar Augusto e Cesária

Amor perfeito em novela só pode acontecer no último capítulo (ou quase lá). Antes, os mocinhos e mocinhas precisam sofrer e lutar contra todos para justificar o sentimento que os une. É neste caminho que Thelma Guedes e Duca Rachid seguirão com o Augusto e Maria Cesária. Segundo o roteiro da próxima semana, o rei marca um encontro com a amada para discutir o futuro dos dois em Seráfia. Para que tudo dê certo, romântico, o rei faz uma surpresa à jovem e deixa um lindo vestido estendido na cama. A felicidade não vai durar muito tempo. Úrsula, um dos ótimos trabalhos de Debora Bloch, vai devolver o anel que tomou da cozinheira. Com raiva da situação e diante do presente do rei, a duquesa diz que Augusto enlouqueceu e colocou todo o poder um jogo por um amor. Cesária fica arrasada com os comentários e decide não ir ao encontro.

São tramas bem amarradas e conduzidas que levaram “Cordel Encantado” ao sucesso de crítica e público. A novela mantém os índices altos para sua faixa e é apontada como um bom exemplo de texto moderno e eficiente.

Ana Hickmann fará reality em sua própria casa

Ana Hickmann fará reality show para selecionar nova repórter

A equipe do “Tudo é Possível” já começou a produzir o reality que vai escolher a nova repórter do dominical da Record. “A Casa da Ana Hickmann” busca uma substituta para Danielle Souza, a “Mulher Samambaia”. O quadro será gravado durante 5 semanas na casa da apresentadora em Itu. As candidatas ficarão confinadas no local e realizarão provas comandas por Ana Hickmann. A ideia é misturar adrenalina de esportes radicais, a tensão de um reality de confinamento e entrevistas com artistas e celebridades. A garota que tiver melhor desempenho será a nova repórter do “Tudo é Possível”. Será que não era mais fácil contratar uma repórter já formada e conhecida?

O fato é que a equipe do “Tudo é Possível” tem buscado diferenciais para a guerra pela audiência e investirá em realitys, humor e numa sitcom.

Olga Bongiovanni faz Gazeta ajusta programação

Saída de Olga Bongiovanni leva TV Gazeta a ajustes na grade matinal

Há um ano no comando da revista eletrônica “Manhã Gazeta”, Olga Bongiovanni deixará a TV Gazeta nesta sexta-feira. A decisão foi tomada em comum acordo entre a apresentadora e a alta cúpula da emissora. Com a saída de Olga Bongiovanni, a Gazeta fará, já a partir da próxima segunda-feira, um pequeno ajuste em sua grade matinal, transferindo o “Você Bonita” para a faixa das 9h. O programa de Carol Minhoto ganhará mais 15 minutos e, por isso, o “Manhã Gazeta” entrará no ar um pouco mais tarde, às 09h45. Claudete Troiano será a única apresentadora da revista eletrônica, que permanece com seus colaboradores e muitas entradas do departamento de jornalismo.

SBT precisa de mais investimentos

SBT luta contra o comodismo e conformismo que destrói sua estrutura

O envolvimento dos profissionais sempre foi uma marca forte no SBT, que construiu sua história a partir de uma relação íntima com o telespectador a partir das emoções transmitidas por quem estava no vídeo e também por aqueles que atuavam nos bastidores. Isso não tem preço; é patrimônio e a nova geração de executivos precisa saber disso. Quem circulou pelos corredores da Vila Guilherme, torre do Sumaré e as modernas instalações da Anhanguera lembra muito bem do clima positivo das equipes, de pessoas que não mediam esforços para ajudar nos projetos e o quanto cada um defendia a emissora. O mundo mudou. O romantismo dos antigos profissionais foi trocado por estratégias de ataque, por fórmulas de grade e produtos enlatados testados em outros países.

O mercado de televisão também mudou no Brasil. Nenhuma empresa garante a vice-liderança apenas com o patrimônio emocional adquirido ao longo do tempo. Muito pelo contrário. A Record esqueceu toda a sua história, voltou-se apenas para a atual administração e traçou o objetivo de ultrapassar o SBT. Contratou profissionais ligados a Silvio Santos, minou o departamento comercial da concorrente, enfraqueceu o adversário e criou seu “patrimônio” emocional. E muitos lá na Anhanguera viram o mundo mudar sem mexer um dedo para inverter a situação porque viviam numa zona de conforto com carreiras em fase bem adiantada. Para voltar a ser o que era, o SBT precisa cortar as velhas estruturas, eliminar os pensamentos antigos e não ter medo de ousar e criar algo novo. Precisa também esquecer o discurso corroído de que não há “dinheiro para isso”. Um bom planejamento aliado a um olhar moderno não consome tantos recursos. O dinheiro vai embora quando é aplicado em algo antigo e que não dará resultados como se vê nos últimos anos. Sempre atenta ao que acontece e com um olhar mais jovem, Daniela Beyruti parece estar no caminho certo: busca o novo, ouve pessoas inteligentes e provoca os mais antigos de casa. Só falta agora amarrar tudo, usar melhor a convergência de mídias e arriscar.

Tiago Santiago faz mudança radical em novela

“Amor e Revolução” entra em nova fase com mais leveza, humor e sem beijos e carícias gays

A novela “Amor e Revolução” entrará em nova fase com muito mais humor e romances. O tom mais leve foi adotado a partir dos resultados das pesquisas de opinião realizadas há algumas semanas. Durante entrevista ao “Jornal de Serviço”, o autor Tiago Santiago garantiu que carícias e beijos homossexuais serão eliminados da novela. Ele também revelou alguns detalhes dos próximos capítulos.

Troca de cadeiras no comando da Record

Record ressuscita Superintendência de Programação para incrementar táticas de guerra pela audiência

A Record oficializou nesta quarta-feira sua nova organização executiva com foco na programação e nas estratégias de grade. Mafran Dutra, que passou alguns meses no comando da Record Goiás, voltou para São Paulo para assumir a Superintendência de Programação, um dos cargos mais elevados da nova estrutura já que só se reportará ao todo poderoso Honorilton Gonçalves, vice-presidente artístico e de produção. Mafran Dutra terá como responsabilidade colocar em prática todos os projetos criados pelo Comitê Artístico e acelerar a expansão de audiência da emissora. Fabiano Freitas continua na presidência do Comitê Artístico. Nos bastidores da Record há quem afirme que a promoção de Mafran Dutra é um sinal claro da linha sucessória na emissora e resultado direto do trabalho realizado em Goiás. Marcelo Caetano também foi promovido e passa a comandar a Diretoria Nacional de Programação e será responsável pela unidade da rede.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

MTV estreia RockGol Campeonato

“RockGol Campeonato” estreia neste sábado na MTV

Música, bom papo entre amigos e futebol sempre acaba numa ótima combinação, mesmo que seu time perca o jogo e tenha que comemorar a vitória do adversário. A partir deste sábado, a MTV vai promover mais uma edição do “RockGol Campeonato”, com times formados por cantores e músicos de várias bandas, entre elas Skank, Cidade Negra, CPM1 e NX Zero, além de artistas com o Nasi, Dado Vila Lobos e Toni Platão.

Sempre com partidas aos sábados e domingos, o “RockGol Campeonato” terá 12 jogos na primeira fase (25/06 a 31/07), duas semifinais (06 e 07/08) e a grande final no dia 13 de agosto. O campeonato foi gravado num campo de futebol localizado no Morro dos Prazeres, no Complexo de Santa Tereza, onde em janeiro último foi instalada uma UPP. Marcelo Adnet será o narrador, Edu Elias o comentarista e as reportagens de campo serão de Paulo Tiefenthaler. Tatá Werneck, Rafael Queiroga, Fabio Rabin e Paulinho Serra serão os convidados para comentários inusitados durante os jogos.

É importante destacar que, para realizar o “RockGol Campeonato”, a MTV reformou para a comunidade o campo no Morro dos Prazeres. O projeto ficou dois anos fora do ar.

Glee vai animar as manhãs de sábado

Sucesso na TV paga, “Glee” estreia em julho na Globo

Com estreia prevista para 02 de julho, a série “Glee” é a aposta da Globo para manter quente a audiência jovem no final da manhã dos sábados. A primeira temporada da série será exibida logo após “Hannah Montana”, um dos melhores índices desta faixa. “Glee” é sucesso em várias partes do mundo e tem o foco no clube do coral do Colégio McKinley, que costumava estar no topo das competições, mas, depois de uma série de escândalos, se transformou no paraíso de jovens pouco populares. O professor Will Schuester se oferece para assumir o clube e levá-lo de volta à glória. Vale a pena assistir para conferir versões de grandes sucessos e a participação de estrelas da música americana.

É importante ressaltar que “Glee” também registrou boas audiências na TV por assinatura e que no SBT chegou a pensar na compra da série para exibi-la em horário nobre.

Rede Globo exibe Esquenta neste domingo

Regina Casé volta com “Esquenta!” para festa de São João

Depois de uma excelente temporada de verão, o programa “Esquenta” retorna ao vídeo neste final de semana para uma edição especial de São João. O “Esquentão!” vai mostrar a cultura nordestina, com comidas, músicas e temas típicos desta região do país. No palco estarão Luan Santana, Aviões do Forró e Targino Gondin, autor de “Esperando na Janela”. O O ator Domingos Montagner, que vive o cangaceiro Herculano em “Cordel Encantado”, falará sobre a novela e as influências regionais que tem também em casa. Marcelo Adnet e Dani Calabresa improvisam um casamento de quadrilha e piadas com a temática junina.

A ideia inicial era contar com uma temporada de inverno para o programa de Regina Casé, mas os produtores chegaram à conclusão que não haveria tempo suficiente para produzir as edições de junho. O especial de São João servirá para chamar a próxima temporada do “Esquenta”, prevista para janeiro.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Dança das Cadeiras no Jornalismo da Globo

Renato Machado vai para Londres e Globo faz dança de cadeiras no jornalismo

Nos bastidores da Globo o principal assunto desta segunda-feira é a nova dança de cadeiras no comando dos principais telejornais da emissora. O rodízio de apresentadores já era aguardado aqui em São Paulo e no Rio de Janeiro, uma vez que outros ajustes foram realizados nos últimos meses no departamento. Nesta segunda-feira, todos os funcionários do jornalismo da Globo receberam uma carta assinada Carlos Henrique Schroder. No texto, ele afirma que as mudanças aconteceram depois que o próprio Renato Machado sugeriu assumir novas funções e missões. “Diante do enorme êxito dele no Bom Dia, seja como editor-chefe, seja como apresentador, Ali e eu nos reunimos e chegamos à conclusão de que era importante usar a experiência dele no exterior, onde já esteve. Assim, a partir do fim de setembro, Renato começará a se preparar para assumir o posto de correspondente sênior em Londres. , comentará ao vivo o noticiário internacional para o próprio Bom Dia, produzirá uma coluna semanal para o Jornal da Globo em que dará destaque aos assuntos que dominaram a semana na Europa e fará reportagens especiais para os telejornais da casa”, explica Schroder em sua carta à redação.

Com a transferência de Renato Machado para o escritório de Londres, o “Bom Dia Brasil” passa a ser ancorado por Chico Pinheiro e Renata Vasconcelos. Com a ida do âncora do “SP TV” para o Rio de Janeiro, a Globo resolveu alterar sua bancada em São Paulo. A partir de setembro, César Tralli será o único âncora da primeira edição do “SP TV”, telejornal da hora do almoço que ganhará mais ritmo e, provavelmente, deixará de usar a bancada, seguindo o estilo do Rio de Janeiro. Mariana Godoy será a apresentadora paulista do “Jornal das Dez”, da Globo News. Carlos Henrique Schroder destaque em sua carta que o perfil de “repórter incansável, entrevistadora de mão cheia, profundo conhecimento dos assuntos de que trata, comentando-os de forma inteligente, contundente quando necessário, mas sem nunca ultrapassar os limites da serenidade” levaram Mariana Godoy a um telejornal de rede nacional.

Cidade Alerta estreia com 10 pontos de média

Datena estreia no “Cidade Alerta” e derruba audiência do “Brasil Urgente”

Sem intervalos comerciais, com trechos do “Repórter Record” e imagens do helicóptero do comandante Hamilton, o novo “Cidade Alerta” com José Luís Datena estreou na vice-liderança e derrubou a audiência do “Brasil Urgente”, da Band. Os números obtidos pelo “Parabólica JP” apontam que Datena fechou com 10 de média e atingiu picos de 16 pontos, momento em que ficou muito próximo da Globo aqui em São Paulo. O ‘Brasil Urgente” atingiu 2 de média e 4 pontos de pico. No horáriuo, a Globo liderou com 20 de média e o SBT permaneceu em terceiro lugar com 6 pontos.

As equipes do “Cidade Alerta” e “Brasil Urgente” pensaram da mesma maneira e, para confundir o concorrente, resolveram entrar no ar antes do horário anunciado. No vídeo, bem antes da hora, José Luis Datena e Luciano Faccioli adotaram a mesma estratégia. Para se manter no ar por mais de duas horas e meia, o “Cidade Alerta” recorreu a um trecho do “Repórter Record” exibido na semana passada sobre roubo de motos nas grandes cidades. A guerra promete esquentar nos próximos dias.

Eliana conquista bons índices no ibope

Eliana comemora boa fase de programa

Na contagem regressiva para o nascimento de seu filho, Eliana continua atenta a todos os detalhes de seu programa no SBT e não tem medido esforços para buscar o diferencial na guerra pela audiência. Neste domingo, no confronto direto com o “Tudo é Possível” garantiu a vice-liderança. A apresentadora acompanhou um dia na vida de Luan Santana.

Chaves é sucesso absoluto no Brasil

“Chaves” completa 40 anos e se mantém aqui no Brasil como sucesso

O seriado mexicano “Chaves”, que aqui no Brasil é transmitido pelo SBT, completou nesta segunda-feira 40 anos de estreia. Ele entrou no ar no dia 20 de junho de 1971 pela Televisa como uma esquete do “Programa Chespirito” e, logo depois, ganhou vida própria. Por aqui, há 30 anos é visto por crianças, adolescentes e adultos e se transformou numa importante ferramenta de conquista de audiência. Nesta segunda-feira, durante o “Jornal de Serviço”, Oliveira Andrade entrevistou o diretor Paulo Franco, um dos autores do livro “Chaves: Foi Sem Querer Querendo”.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Olha o mico em “Insensato Coração”!

Olhar atento: microfone aparece em externa de “Insensato Coração”

Os profissionais ligados à produção de uma novela ficam atentos aos detalhes para que nada saia errado. Em externas, microfones sem fio são usados estrategicamente para a captação dos diálogos dos personagens, mas nem sempre conseguem camuflá-los.

Vem aí, “O Astro” na Rede Globo!

“O Astro” vai testar novos formatos para a teledramaturgia brasileira

Com estreia prevista para 12 de julho, “O Astro” entrará no ar com a missão de testar um novo formato para a teledramaturgia. A macrossérie vai comemorar os 60 anos de novelas no Brasil e prestará uma homenagem a Janete Clair. Com apenas 4 meses de duração, a quantidade de personagens foi reduzida, assim como o número de cenários e locações externas. O resultado é um orçamento mais enxuto, que viabiliza comercialmente a produção.

Nos bastidores da Globo são muitos os executivos que já discutem mudanças na teledramaturgia, com histórias mais curtas (algo entre 160 e 180 capítulos), menos personagens e cenários que concentrem mais núcleos. Esses executivos e alguns autores afirmam que é possível fazer novelas menores com mais qualidade que as atuais mesmo com uma produção mais enxuta. Planejamento é fundamental neste processo.

Os executivos da Globo (e os da concorrente também) estarão atentos enquanto “O Astro” estiver no ar para que possam decidir se este será o formato das novelas no futuro.

Luan Santana agita o Programa Eliana

Eliana altera agenda para acompanhar um dia na vida de Luan Santana

A apresentadora Eliana não tem economizado tempo e recursos para seu programa no SBT. Na contagem regressiva para o nascimento de seu primeiro filho, sua agenda de gravações permanece intensa, já que a intenção é trabalhar até o final da gravidez e se ausentar do programa por dois meses, período em que aproveitará a licença maternidade. Eliana e Leonor Correa já escolheram os artistas que serão convidados para comandar o dominical do SBT nas 9 semanas da licença maternidade, mas os nomes só serão revelados depois de todas as confirmações.

Neste domingo, Luan Santana ocupará um bom espaço do programa Eliana, que acompanhou como é um dia do cantor. O telespectador vai assistir a um bate papo feito num hotel durante a turnê de Luan Santana, detalhes do cotidiano do astro sertanejo e a palavra de fãs. Depois, já no palco, Luan cantará seus principais sucessos. Para viabilizar a participação do cantor, Eliana alterou sua agenda, viajou para o interior e transferiu as gravações realizadas normalmente às terças-feiras para uma segunda para aproveitar uma brecha nos compromissos de Luan Santana.

Ídolos receberá estrela internacional na final

Rodrigo Faro revela que estrela internacional estará na final de “Ídolos”

O reality “Ídolos” entra em sua reta final com muitas participações especiais e uma tensão maior na competição entre os cantores. Durante entrevista ao “Jornal de Serviço”, o apresentador Rodrigo Faro contou o que a equipe de produção ainda não fechou com uma atração internacional para a grande final, mas que vários nomes foram sondados e uma grande surpresa está a caminho. Ele também falou sobre o atual momento de sua carreira, planos empresarias e a construção de sua casa.

Novo “Cidade Alerta” estreia dia 20/06

“Cidade Alerta” reestreia próxima segunda com Datena na Record

Está tudo confirmado! Na próxima segunda-feira (20), a Record trás a grande volta do telejornal “Cidade Alerta” com José Luiz Datena.

Pelo que tudo indica, Datena irá tomar o lugar da série “Todo Mundo Odeia o Chris” que é exibida de segunda a sexta a partir das 17h.

O “Cidade Alerta” estreia próxima segunda, às 17h00 da tarde, na tela da Record!

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Datena e Hamilton estão juntos novamente

Hamilton e Datena retomam parceria na Record

Quando trocou a Band pela Record, Comandante Hamilton recebeu um conselho muito sincero do apresentador José Luiz Datena, dizendo que era para fazer o que era bom para ele, independente da separação profissional deles.

- Conversamos neste meio tempo que antecedeu a contratação e falei com Datena exatamente com a sinceridade que ele quis para mim. Disse que ele não se arrependeria, pois era outra Record e a emissora está bem à frente, em um nível bastante superior ao que ele deixou.

Para o amigo, Datena sempre expressou a admiração pela emissora em que trabalhou há oito anos, e Hamilton sabia que a volta era questão de tempo.

- Ele sempre falava na volta à Record. Mesmo quando o comentário sobre a Record não era bom, era daquele jeito de filho falando do pai quando está com raiva [risos]. Ele sempre foi da Record. Só não estava presente fisicamente. Datena é como um filho que saiu de casa. Felizmente, ele está de volta.

Por seis anos eles trabalharam juntos na TV Bandeirantes, no ar no SP Acontece e no Brasil Urgente, e a convivência só ajudou para que a admiração e respeito crescessem. Para Hamilton, a Record só tem a ganhar com a contratação do apresentador, por conta de sua conexão totalmente aberta com o público.

- Datena é o melhor em jornalismo, pois sabe usar o repórter. Aprendi muito com ele na Band. Com algumas palavras eu já sabia o que ele queria da matéria. Aprendizado assim eu só tive em entretenimento, quando trabalhei com o Gugu. A Record vai ser a melhor. Datena chega para acrescentar muito à excelente equipe que a emissora tem.

A amizade entre o comandante e o apresentador é tão grande que, quando a notícia da contratação se confirmou na manhã desta quinta-feira (16), Hamilton esperava o telefonema do amigo. Ao atender a ligação da reportagem do R7, o piloto falou um feliz José Luiz Datena!, como se tentasse adivinhar quem estava ligando.

- Eu realmente estava esperando ele ligar contando a novidade. Fiquei muito feliz em saber da vinda dele e da oportunidade de trabalharmos juntos de novo.

Quando chegou na Record, Hamilton ouviu comentários de brincadeiras para que tomasse cuidado para não falar o nome de Datena no ar e confessa que sentiu falta do novo colega de emissora.

- Apesar de ter sido superbem recebido, não posso negar que sentia a falta dele. Agora Datena chega para complementar minha alegria de estar na Record.

Datena volta a Record, após 8 anos na Band

Record contrata José Luiz Datena

Está confirmado o retorno de José Luiz Datena à Record. Jornalista versátil e um dos apresentadores de maior sucesso popular da TV brasileira, Datena assinou contrato de cinco anos com a emissora para comandar o novo Cidade Alerta, telejornal que marcou época na Record e que foi responsável pelos maiores índices de audiência já alcançados na história recente da televisão.

A Band foi notificada da rescisão pelo apresentador na manhã desta quinta-feira (16). Comenta-se nos bastidores que a multa rescisória será paga pelo próprio Datena.

Ele repetirá a dobradinha com o Comandante Hamilton, repórter aéreo que já havia deixado a Band rumo à Record - aumentando as especulações na imprensa sobre a vinda de Datena para a emissora - e passará a contar com uma das maiores estruturas de jornalismo da TV brasileira.

Já nesta quinta (16), o apresentador não comandou seu programa na rádio Bandeirantes e nem estará à frente dos telejornais que apresentava na emissora do Morumbi.

O novo Cidade Alerta entrará no ar no final das tardes de segunda a sexta-feira, mas ainda não tem data de estreia definida pela Record.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Cássia Kiss a melhor atriz atualmente

Cássia Kiss é apontada como a melhor atriz em cartaz na TV

A atriz certa para o papel perfeito. É desta maneira que, nos bastidores da Globo, se explica o sucesso que Cássia Kiss tem feito na novela “Morde e Assopra” com Dulce, uma mulher de origem simples que não mediu esforços para criar o filho e transformá-lo em doutor, o que não conseguiu porque o rapaz aplicou um golpe. Não é por menos que Cássia aparece no topo da lista da enquete realizada pelo “Parabólica JP”. Qual a melhor atriz atualmente em novelas? Foi a pergunta que ficou no ar na última semana.

Confira os resultados:

31% - Cássia Kiss (Dulce, Morde e Assopra)

18% - Glória Pires (Norma, Insensato Coração)

07% - Nathalia Dill (Doralice, Cordel Encantado)

06% - Zezé Polessa (Ternurinha, Cordel Encantado)

05% - Bianca Bin (Açucena, Cordel Encantado)

03% - Adriana Esteves (Júlia, Morde e Assopra)

03% - Deborah Secco (Natalie, Insensato Coração)

02% - Débora Bloch (Úrsula, Cordel Encantado)

Deborah Evelyn (Eunice, Insensato Coração)

Graziela Schimitt (Maria, Amor e Revolução)

Lua Blanco (Roberta, Rebelde)

Lúcia Veríssimo (Jandira, Amor e Revolução)

01% - Beth Goulard (Regina, Vidas em Jogo)

Betty Lago (Marizete, Vidas em Jogo)

Camila Pitanga (Carol, Insensato Coração)

Elizabeth Savala (Minerva, Morde e Assopra)

Flávia Alessandra (Naomi, Morde e Assopra)

Paola Oliveira (Marina, Insensato Coração)

Tarcísio Meira fecha com chave de ouro

Tarcísio Meira encerra trabalho em “Insensato Coração” aplaudido pelo público

Tarcísio Meira encerrou sua participação em “Insensato Coração” e, durante as gravações das últimas cenas, foi paparicado e aplaudido pelos colegas de elenco e equipe. Ator com importantes papéis na televisão e no cinema e respeitado por todas as gerações, Tarcísio Meira aguarda seu próximo trabalho, mas seu nome aparece na lista dos que serão homenageados durante o remake de “Guerra dos Sexos”.

“Ídolos” começa a exibir boas atrações

“Ídolos” aposta em artistas internacionais e nacionais em sua reta final

O reality “Ídolos” promete uma série de participações especiais na reta final da quarta temporada do programa. Nesta quinta-feira, entrará no ar uma entrevista com o cantor porto-riquenho Ricky Martin, que está em turnê pela América do Sul para divulgar seu mais recente álbum “Música + Alma + Sexo”. No vídeo, o cantor dará dicas para os finalistas que disputam o reality e falará sobre o atual momento de sua carreira. A entrevista com Ricky Martin foi gravada em Buenos Aires, mas sem Rodrigo Faro, como planejado inicialmente. Os problemas provocados pelas cinzas do vulcão impossibilitaram a viagem do apresentador à Argentina e obrigaram a equipe a usar da criatividade na hora da edição deste material. Higor Rocha, Henrique Lemes, Marjory Porto, Fernanda Portilho, Hellen Caroline e Karielle Gontijo estão na reta final de “Ídolos”. Até o momento, a audiência do reality não atingiu as metas traçadas pela Record.

Tapas & Beijos agradou público da TV Globo

Tapas & Beijos resgata público
que Casseta e Planeta perdeu


O seriado Tapas & Beijos superou as expectativas dos diretores da Globo, 
e resgatou para o horário um público que havia trocado de emissora. O 
programa estrelado por Andrea Beltrão e Fernanda Torres ficará no ar 
até dezembro e deve garantir espaço também em 2012.

Já na Record, os olhos estão atentos para Ídolos, que está abaixo do esperado.

Tapas & Beijos conquistou em seu último episódio 28 pontos de média, 
e 44% de share.

terça-feira, 14 de junho de 2011

E aí, Doutor continua no ar até setembro

“E ai, Doutor?” ganha mais uma temporada e o retorno do “Cidade Alerta” já é quase certo

Mesmo com índices considerados mornos para o horário, o programa “E ai, Doutor?” ganhou mais uma temporada, o equivalente a 44 episódios. Desta maneira, o telespectador acompanhará a atração comandada pelo médico Antonio Sproesser até o final de setembro. Mais uma aposta da Record para incrementar sua grade vespertina, “E ai, Doutor?” ainda não atingiu a audiência sonhada por muitos executivos da Barra Funda, mas superou todas as expectativas comerciais. Com bom faturamento, o programa permanecerá na grade por mais alguns meses.

Não é de hoje que a Record tenta encontrar um bom programa para seu período da tarde. Desde que o primeiro formato do “Tudo a Ver” saiu do ar, nenhum outro projeto passou do período de experiência, obrigando a emissora a preencher este espaço com reprises de reportagens e seriados americanos. Nos bastidores da Barra Funda já é dado como certo o regresso do “Cidade Alerta” e mais uma edição do “Balanço Geral”. Os comentários apontam para atrações bem populares.

Bonner se emociona no palco de Faustão

Faustão acerta com o “Arquivo Confidencial” de Willian Bonner

Já foi a época em que jornalismo e entretenimento não se comunicavam na grade de uma emissora de televisão. Para preservar a credibilidade dos produtos ligados às notícias, evitava-se a mistura de elementos dos dois segmentos e repórteres e âncoras de telejornais eram orientados a fugir principalmente dos programas de auditório. As coisas mudaram e parece que agora a ordem é mostrar que jornalista não é aquele ser que não fala com ninguém, não sorri, é frio com as notícias e olha o mundo de cima para baixo. Houve uma humanização e isso é importante porque o telespectador não quer mais âncoras imóveis aos fatos. É preciso se emocionar e reagir naturalmente diante das notícias.

No último domingo (12), Willian Bonner, o todo poderoso do “Jornal Nacional”, esteve no centro do palco de Fausto Silva para mais um “Arquivo Confidencial”. Prometeu não chorar (seu filho disse que chorar é coisa demulherzinha”), mas não escondeu a emoção com os diversos depoimentos que foram apresentados no quadro. Willian se revelou um grande brincalhão, um garoto que desistiu de ser ajudante de pedreiro, um jovem que fez de tudo para conquistar a mulher amada e um pai que se desdobra entre a profissão e a casa, como muitos que estavam assistindo naquele momento. O homem do “Jornal Nacional” se humanizou e mostrou a seu público que pode sim ouvir música descartável e ser frágil diante dos fatos.

Bom Dia Brasil mantém bom ibope nas manhãs

“Bom Dia Brasil”: é possível falar sobre violência sem sensacionalismo

Diante da pressão cada vez maior pela audiência, o “Bom Dia Brasil” estreou nesta segunda-feira um espaço para uma discussão mais aprofundada sobre a violência urbana. É claro que a participação de Rodrigo Pimentel, ex-capitão do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e um dos autores do livro “Elite da Tropa”, tem como objetivo manter a liderança e atender a um telespectador que assiste reportagens policiais na concorrência. A idéia é que Rodrigo Pimentel vá às ruas para abordar (com ou sem repórter) os problemas das mais diferentes regiões do país e apontar soluções. Já no estúdio, dará dicas de segurança pessoal e analisará o noticiário policial do dia.

A estreia do quadro aconteceu com uma reportagem especial de José Roberto Burnier, na cracolândia de São Paulo. Pelo que se viu, a equipe do “Bom Dia Brasil” não adotou o tom popularesco tão comum para estes assuntos e buscou um diferencial. Se vai dar certo ou não só o tempo dirá, mas a participação de Rodrigo Pimentel no “Bom Dia Brasil” mostrou que é possível falar de assunto tão pesados nas primeiras horas do dia sem ser sensacionalista.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Globo prepara estreia de O Astro

Humberto Martins será um golpista em “O Astro”

Tratado na Globo como um grande especial pelos 60 anos de dramaturgia no Brasil, o remake de “O Astro” pode abrir caminhos para a produção de pelo menos uma grande macrossérie por ano. Caso os resultados sejam positivos, a alta cúpula da Globo autorizará a produção de mais alguns títulos para este horário atendendo assim a antiga reivindicação de macrosséries no final da noite.

Em “O Astro”, Humberto Martins será Neco comparsa de Herculano no golpe aplicado nos moradores de Bom Jesus do Rio Claro, cidade natal dos dois. Neco não vai resistir à tentação do dinheiro e deixará o amigo sem nada e sozinho. Como houve uma redução no número de personagens, o público acompanhará mais detalhes dos homens e mulheres criados por Janete Clair.

A macrossérie tem direção geral de Mauro Mendonça Filho (na foto ao lado de Humberto Martins), que, apesar de todas as atualizações para os dias atuais, manteve as características da autora. Na infância, foram muitas as ocasiões em que Mauro Mendonça Filho ficou na casa de Janete Clair observando seu trabalho.

SBT estreia O Melhor do Ratinho aos sábados

Prestigiado no SBT, Ratinho ganha melhores momentos aos sábados

Com audiência em alta, o “Programa do Ratinho” é a sensação do momento no SBT e tem conseguido com certa freqüência empatar ou ultrapassar a Record, colocando a emissora na vice-liderança. Por isso, a partir deste sábado, o apresentador está escalado para a noite do sábado. O apresentador ocupará a faixa das 21h30, baterá de frente com a novela “Insensato Coração” e jogará “Sobrenatural” para a concorrência com o “Zorra Total” e a segunda parte de “O Melhor do Brasil”, o que deve ajudar na melhora da audiência da série americana.

Os bons resultados do “Programa do Ratinho” são conseqüência direta dos ajuste realizados nos últimos meses, a volta de uma linguagem mais popular e de quadros que misturam polêmicas e humor, como o teste de DNA. Nos corredores da Anhanguera há quem afirme que Ratinho está mais do que nunca prestigiado e dificilmente recebe um não da alta cúpula do SBT para os seus pedidos.

Quando voltou a ocupar a grade do SBT, Ratinho resolveu investir num novo formato, sem violência, com mais humor, informação e prestação de serviço. O tempo mostrou que é importante sim deixar as baixarias, mas que o telespectador gosta do Ratinho do jeito que ele sempre foi.

Confira a grade do SBT aos sábados:

14h15 – Programa Raul Gil

19h00 – Chaves

20h00 – SBT Brasil

20h30 – Festival SBT 30 Anos

21h30 – O Melhor do Ratinho

22h30 – Sobrenatural

23h30 – Cine Belas Artes

Cordel Encantado é eleita a melhor novela

“Cordel Encantado” é apontada pelo público como a melhor novela da atual temporada

Cordel Encantado” tem fascinado os telespectadores por seu texto moderno, referências bem brasileiras e ótimas interpretações de um elenco afinado. Não é por menos que o folhetim de Thelma Guedes e Duca Rachid é apontado nas enquetes e pesquisas como a melhor novela da atual temporada. Esta foi a questão levantada pelo “Parabólica JP” nos últimos dias. Confira os resultados:

34% – Cordel Encantado

15% – Insensato Coração

13% – Amor e Revolução

10% – Malhação

08% – O Clone

07% – Morde e Assopra

06% – Rebelde

05% – Vidas em Jogo

01% – Uma Rosa com Amor

01% – Amigas e Rivais